ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA


TEMOS A SOLUÇÃO COMPLETA PARA SISTEMA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

A energia solar fotovoltaica é uma alternativa viável para complementar a geração de eletricidade no Brasil.
Pode ser usada em qualquer local, gerando eletricidade no próprio ponto de consumo, sem a necessidade de levar a eletricidade através de linhas de transmissão ou redes de distribuição.
Durante o dia os raios solares incidentes nas placas solares (fotovoltaicas) são transformados em energia elétrica (1), a qual é devidamente transformada e adequada ao sistema da sua residência ou indústria pelo inversor de frequência (2).
Dessa forma a energia gerada pelo painel solar fica idêntica à energia que você consome da rede elétrica e assim pode utilizá-la para o seu consumo próprio (3).
Nesse período os equipamentos elétricos estarão utilizando essa energia proveniente do Sol (4), e todo o excedente gerado é enviado para a concessionária de energia, gerando créditos em kW/h que podem ser utilizados nos próximos 03 anos (5).

No período da noite você continua consumindo energia normalmente de sua concessionária elétrica.
No final do mês, a sua conta de luz virá com os valores de geração e de consumo, e você pagará somente a diferença, do que foi gerado com o que foi consumido, lembrando que se gerar mais que consumir será gerado um crédito de energia que poderá ser utilizado nas próximas contas.

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA


TEMOS A SOLUÇÃO COMPLETA PARA SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA

De nossa parte, os consumidores, o melhor que podemos fazer é economizar ao máximo, evitando que mais e mais água seja retirada da natureza para nosso consumo. Veja a seguir algumas dicas para diminuir esse consumo.
Atitudes simples para economizar água potável:
• Fechar a torneira enquanto escovar os dentes, fazer a barba, ensaboar a louça, etc.;
• Não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis, etc.;
• Trocar as válvulas hidro-assistidas de descargas por caixas acopladas ao vaso sanitário com limitador(es) de volume(s) por descarga;
• Diminuir o tempo no banho, e ajustar o fluxo da água;
• Procurar usar a máquina de lavar roupas apenas quando tiver uma quantidade de roupas (sujas) suficiente para usar o volume máximo da máquina;
• Se tiver que lavar mais de uma leva de roupas, e se a máquina permitir, antes da máquina jogar fora a água do enxágue, dê uma pausa, tire a roupa limpa, coloque a segunda leva de roupas sujas e reinicie o trabalho da máquina. Depois quando a máquina for centrifugar, dê uma pausa e junte as roupas da primeira leva para centrifugar tudo junto. Assim você economiza um tanque de água;
• Reúso da água originada do enxágue da máquina de lavar roupas para lavar o chão do quintal;
• Reduzir a vazão de água do seu chuveiro ou ducha (Um chuveiro normal gasta em média 3,5 litros por minuto);
• Reduzir ou eliminar o consumo de carne (segundo o conceito de água virtual que leva em consideração toda a água usada para fabricar um produto industrial ou um alimento, uma dieta básica com carne consome cerca de 4.000 litros de água virtual por dia, enquanto a dieta vegetariana requer em torno de 1.500 litros).
Uma outra forma de economizar água é fazer o Aproveitamento de Água da Chuva, e para isso você pode construir e instalar um sistema usando a tecnologia da Minicisterna, que foi criada e desenvolvida baseada na norma ABNT NBR 15.527:2007 "Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis".
Os principais objetivos do Aproveitamento de Água da Chuva são:
• incentivar a população a fazer o aproveitamento correto da água de chuva;
• fazer com que toda casa urbana tenha pelo menos um sistema simples de Aproveitamento da Água de Chuva;
• minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;
• usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural;
• usar a água para lavagens de pisos, carros, máquinas e nas descargas no vaso sanitário.